sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Curso superior de Cinema em Natal

O Rio Grande do Norte tem sido palco de produções para televisão e cinema. Na vertente novela tivemos Cama de Gato, exibida no horário das 19h na Rede Globo, com cenas gravadas na praia de Galinhos. Mais pra trás, Tieta, também da Globo, entre outras. Já na sétima arte o filme de produção nacional, ‘O Homem que Desafiou o Diabo teve todas as locações aqui, desde o centro histórico da Ribeira até o litoral. No quesito produção local, que foi divulgada como dica de filme na revista especializada sobre cinema e de circulação nacional a SET, o documentário Sangue do Barro foi recheado de imagens e cheiro potiguar.

Agora o estado tem boa chance de se tornar um produtor de filmes: Natal recebe um curso de Cinema, a exemplo do estado da Bahia que já produziu filmes como: Madame Satã e Besouro. Para o diretor do novo curso da UnP e também do documentário Sangue do Barro, Fábio DeSilva, essa é uma necessidade que precisa ser sanada. “Desde 2004 há uma demanda crescente no audiovisual potiguar e conseqüentemente uma maior procura por qualificação. O curso de Cinema só vem reforçar toda essa demanda, fomentando o mercado local e regional, transformando o RN em polo de produção audiovisual”, afirma DeSilva.

No Nordeste, até o ano de 2008, só existiam cinco cursos de cinema, dentre os quais somente quatro eram de nível superior. A graduação cinematográfica do RN é de nível superior. cFábio DeSilva explica que “Tivemos o cuidado de fazer uma grade atual, que se adéqua às novas realidades de mercado e principalmente a realidade regional. O curso de Cinema da UnP contempla todas as áreas da sétima arte, desde a elaboração de projetos, passando pela captação de recursos até a produção e finalização de filmes. Para isso traremos professores da Paraíba, Ceará, Pernambuco, São Paulo, entre outros estados”, declara o diretor.

Os interessados em trabalhar como roteirista, diretor de cinema, produtor executivo, cenógrafo, entres outras funções no setor audiovisual já podem fazer suas inscrições. As matrículas da UnP estão funcionando nas centrais do candidato, nos campi da Roberto Freire, Salgado Filho, Nascimento de Castro e Floriano Peixoto. As aulas têm início no dia 22 de fevereiro. Para mais informações acesse www.unp.br ou pelos telefones: 3215-1125/3215-1233 e 3216-8615.

Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz em saber que Natal agora terá essa necessidade sanada. O curso de cinema aqui é esperado a muito tempo... estou fazendo publicidade e propaganda por que até então não tinha o curso que eu realmente queria... meus planos era terminar o curso de pblicidade e fazer cinema em outro lugar... agora não saio mais de Natal!

    ResponderExcluir